O que é câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor
que afeta a próstata, uma glândula que envolve a uretra sob a bexiga e é um canal que conecta a bexiga ao orifício externo do pênis.Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. Esse câncer é o mais frequente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. Embora esta seja uma doença comum, muitos homens relutam em falar sobre ela por medo ou ignorância.
Quais são os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Daí a importância dos exames preventivos anuais. Embora o tumor possa evoluir para outros órgãos, a maioria, porém, cresce de forma tão lenta que não chega a dar sinais.
Quando apresentado sintomas, os mais comuns são:
- Dores corporais e ósseas;
- Dificuldade para urinar;
- Urina com sangue;
- Jato de urina fraco;
- Maior frequência urinária a noite;
- Dor e ardor ao urinar.
Como o câncer de próstata é diagnosticado e tratado?
Está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:
- Ter uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividade física;
- Não fumar;
- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Quais são os fatores de risco associados ao câncer de próstata?
- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
- Histórico de câncer na família: Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, podendo refletir tantos fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias;
- Sobrepeso e obesidade: excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata.
Conclusão: Como podemos prevenir e lutar contra o câncer de próstata
Por se tratar de uma doença, muitas vezes silenciosa, devido a aparecimento de sintomas. A detecção precoce do câncer é uma estratégia usada para detectar tumores em um estágio inicial, proporcionando assim uma maior chance de sucesso no tratamento.
A detecção precoce pode ser feita através de exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, para pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento). No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico).
Atenção: A informação divulgada pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação de um especialista.
Abandone o preconceito — cuidar da saúde também é coisa de homem!
Fontes: Biblioteca Virtual em Saúde (www.saude.gov.br) INCA (www.inca.gov.br)