Saúde da pessoa idosa requer cuidados redobrados no verão » Secom Cuidadores de Pessoas - Salvador - Lauro de Freitas - Bahia

Saúde da pessoa idosa requer cuidados redobrados no verão » Secom Cuidadores de Pessoas - Salvador - Lauro de Freitas - Bahia

secom-cuidador-de-pessoas-salvador-blog-saude-do-idoso-verao.webp

Bahia… terra do sol e verão no ano todo! E esta estação chega criando o cenário ideal para as férias. Toda a população sofre com os efeitos do calor, no entanto, as crianças e os idosos são os mais afetados. A vulnerabilidade dos idosos está relacionada ao envelhecimento dos mecanismos de controle naturais do organismo. Por isso, a atenção com eles deve ser redobrada!

A combinação de calor excessivo e dias de folga longe de casa pode levar à desidratação e ao isolamento, colocando em risco o bem-estar dos mais velhos. Em virtude da fragilidade física, as pessoas com 60 anos de idade ou mais precisam estar atentas para não sofrer com calor. Esse cenário exige que os filhos ou parentes mais próximos adotem uma série de medidas para evitar problemas de saúde.

  1. Priorizar a hidratação

Beber água com frequência permite que o metabolismo funcione melhor. Isso contribui não apenas para evitar doenças, mas também para manter uma boa qualidade de vida. A oferta de água, sucos e vitaminas para um idoso é uma atitude interessante para ele se manter hidratado.

  1. Ter uma alimentação balanceada

Adote uma dieta que facilite a digestão. O ideal é optar por frutas, legumes e verduras na medida certa, o consumo de carne continua sendo permitido, mas deve ser feito com bom senso. Monitorar a alimentação de um idoso é muito importante, porque a falta de apetite pode indicar a possibilidade de algum problema de saúde.

  1. Usar roupas adequadas

Uma boa medida é optar por roupas confortáveis que inibem a ação do calor e previnem a hipertermia (elevação da temperatura do corpo). Ficar em locais frescos e devidamente ventilados é outra maneira de evitar esse problema.

  1. Optar pelo protetor solar

Para evitar o câncer de pele, a recomendação é utilizar um protetor solar com, no mínimo, 30 FPS. Essa medida deve ser adotada em qualquer época do ano pelas pessoas com 60 anos ou mais.

  1. Ter cautela com as atividades físicas

Muitos idosos gostam da tradicional caminhada para sair um pouco da rotina. Nesse caso, é bom fazê-la antes das 8 horas da manhã ou no final da tarde. Também é ideal verificar com um médico quais os exercícios físicos mais adequados no momento.

Todas as ações para efetivar bons cuidados com idoso no verão não podem ser ignoradas em hipótese nenhuma, a prevenção é um ótimo caminho para propiciar uma melhor qualidade de vida.

 

Fontes:

Governo do Brasil (www.gov.br)
Saúde Abril (www.saude.abril.com.br)